Bolsas Wayuu

Para qualquer pessoa ,a bolsa Wayuu é um accessório de moda ou um artesanato colombiano.
Porem para a comunidade indígena Wayuu, as bolsas representam uma parte fundamental de sua vestimenta que os carateriza .
Suas figuras tem um significado especial.
Nelas se vem plantas, estrelas, astros espaciais , figuras geométricas e tudo o que os rode-a…a vida cotidiana dos Wayuu em seu entorno e fora dele.
As bolsas de uma forma abstrata, apresentam uma combinação de cores fortes e caraterísticos para esta cultura, quanto mais complexas sejam as figuras tecidas, maior o valor da peça..
Por trás desta história existe uma lenda.
"........Segundo conta a lenda…havia uma mulher indígena, que não tinha nenhum atrativo físico e estava apaixonada por um homem; para ela ficar perto dele,pediu trabalho e moradia em seu rancho , localizado na Guajira, ajudando a trabalhar na fabricação de tecidos da família.
Os primeiros fios de pele de ovelha que recebeu para tecer, ela comeu, sem que ninguém notasse e nas noites se transformava em uma bela mulher chamada Wareker.
De sua boca saiam fios para tecer de cores muitos vivos com os quais eram feitas muitas bolsas com figuras de animais e símbolos que representavam as diferentes castas da comunidade indígena.
A mulher conquistou o coração do pastor Wayuu depois de ser descoberta fazendo as belíssimas bolsas na madrugada.
Esta lenda se conta de geração em geração e por isso as tecedoras mantém sua essência e originalidade e sobre todo seu colorido que atraem a todos os que conhecem uma vez a bolsa Wayuu. as diferentes castas da comunidade indígena.....:.."
A mulher conquistou o coração do pastor Wayuu depois de ser descoberta fazendo as belíssimas bolsas na madrugada.

Comentários

Postagens mais visitadas